O projeto Mãos que Cantam, iniciado em 2010,criou um coro de surdos entre os alunos da licenciatura e mestrado em Língua Gestual Portuguesa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica que começou por atuar em conjunto com o Coro da Universidade.
Este projeto pretende demonstrar, no âmbito da responsabilidade social, que as pessoas menos capacitadas auditivamente podem fazer parte de um coro. A língua gestual igualmente rica e complementar da linguagem musical potencia a expressão dos sentimentos mais profundos, tornando assim cada concerto num espetáculo único. Este projeto é pioneiro, a nível mundial, na integração de ouvintes e não ouvintes simultaneamente num coro.
Consulte o nosso ebook, produzido no âmbito do Programa Partis da Fundação Calouste Gulbenkian, no website do projecto.
Aceitamos marcações para espectáculos e acções de formação.
Este projeto tem o apoio de:
Programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social
Video de apresentação do projecto no âmbito do Programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão da Fundação Calouste Gulbenkian.
Leia a reportagem sobre este projeto na newsletter nº 161 da Fundação Gulbenkian (pág. 4-6).
Apresentação do projecto no âmbito do apoio do BPI CAPACITAR
A HPP voltou a ser premiada no âmbito do BPI Capacitar, desta vez com uma Menção Honrosa pela expansão do projeto Mãos que Cantam ao âmbito escolar. O novo projeto irá trabalhar com 23 escolas da rede EREBAS (Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos) na promoção e disseminação da nossa metodologia de trabalho com surdos na área da música.